Fechar menu

Beleza | 14 Setembro 2023

Sabe qual o biótipo da sua pele?


No complexo universo da beleza existem equívocos ou desconhecimentos face aos mais variados temas, faz parte. Algo que pode perdurar no tempo e até ser amplificado, quando não existe informação clara ou mesmo acessível sobre determinado assunto. A pele é, pois, dada a muitos destes misunderstandings.

Os conceitos de tipo de pele e de estado da pele são diferentes. Os chamados tipos de pele são determinados pela genética de cada pessoa e identificam-se, por norma, quatro principais – normal, seca, oleosa e mista. Já o estado da pele pode variar no tempo e momento de acordo com fatores não só internos como externos, como o clima, a poluição, o stress, oscilações hormonais, uso de medicamentos ou produtos não indicados, por exemplo.

Por isso é importante não só saber qual o seu tipo como aprender a reconhecer as necessidades e diferentes fases por que a pele está a passar em determinado momento de vida, ou seja conhecer o seu biótipo de pele. Ora, um diagnóstico profissional é essencial, claro para determinar como suprir as necessidades da sua pele em determinada momento e deve ser feito regularmente pois os biótipos podem variar em função de várias condicionantes, e por consequência, também os tratamentos mais adequados nesse momento.

Com este artigo, pretendemos contribuir para estender o conhecimento nesta área, debruçamo-nos sobre um estudo interessante e que vai mais além.  Trazemos-lhe o trabalho da médica dermatologista americana Leslie Baumann que na sua investigação analisou milhares de pacientes durante oito anos, catalogando a pele em 16 biótipos específicos e distintos, tomando em consideração quatro tipos de fatores de diferentes ordens:

Hidratação da pele: oleosidade versus secura;
Sensibilidade da pele: resistência versus sensibilidade;
Pigmentação da pele: pigmentação versus não pigmentação;
Tendência a rugas: firmeza versus enrugamento.

De acordo com esta caracterização surgem 16 biótipos de pele diferentes, que lhe descrevemos de seguida: 

Oleosa, sensível, pigmentada e enrugada
Este biótipo de pele é afetado pelos danos causados pela exposição solar frequente, como o envelhecimento precoce: rugas e manchas escuras na face e colo, sendo muito propensa a crises frequentes de acne, vermelhidão e comichão.

Oleosa, sensível, pigmentada e firme
As características deste biótipo incluem erupções, manchas acastanhadas e cicatrizes, tendendo a apresentar: acne, alergias de pele, manchas escuras na face, e brilho. 

Oleosa, sensível, não pigmentada e enrugada
As pessoas com este biótipo têm na sua maioria uma pele clara com pouca pigmentação para se proteger da radiação solar, apresentando dificuldade em se bronzear, queimaduras frequentes e rugas precoces. 

Oleosa, sensível, não pigmentada e firme
O maior problema deste biótipo é o rubor facial. A pele é fina e apresenta sinais de oleosidade, vermelhidão, manchas vermelhas, descamação no rosto e irritação a produtos de skincare.

Oleosa, resistente, pigmentada e enrugada
Oleosidade, poros dilatados e manchas escuras são frequentes nas pessoas com este biótipo. Apresentam uma grande tolerância a produtos mais fortes para o rosto. 

Oleosa, resistente, pigmentada e firme
É um dos tipos de pele mais fáceis de cuidar e bastante comum em pessoas com pele mais escura. O rosto apresenta-se brilhante e com poucas rugas, sofrendo de crises de acne ocasionais. 

Oleosa, resistente, não pigmentada e enrugada
É o biótipo da grande maioria das pessoas. As generalidades dos produtos para os cuidados com a pele funcionam muito bem neste tipo de pele. Quem este biótipo pode apresentar  eventual brilho facial, acne discreta, dificuldade em se bronzear, pouca necessidade de hidratante e sinais precoces de rugas. 

Oleosa, resistente, não pigmentada e firme
Pele lisa, radiante, harmoniosa, que não envelhece facilmente e fácil de cuidar são as principais características de uma pele com este biótipo.

Seca, sensível, pigmentada e enrugada
A pele deste biótipo apresenta descamação com frequência. Tem intolerância a um grande número de produtos e é muito propensa a alergias, vermelhidão e com manchas visíveis resultante de feridas.

Seca, sensível, pigmentada e firme
Pelo propensa a eczema, acne, descamação, vermelhidão, comichão e rosácea. Pode apresentar: placas de pele espessa e áspera e sensibilidade a perfumes e manchas resultantes de exposição solar.

Seca, sensível, não pigmentada e enrugada
Não é um tipo de pele fácil e apresenta uma condição bastante imprevisível: num dia a pele está bem e no outro, sem explicação aparente, está desregulada. Pode verificar-se descamação, rugas, vermelhidão e falta de brilho. 

Seca, sensível, não pigmentada e firme
É uma pele descamativa, áspera, vermelha e sem brilho. Pode ter alergias frequentes a produtos cosméticos, sensibilidade a sabonetes e alergia a metais. 

Seca, resistente, pigmentada e enrugada
Neste biótipo as rugas são a principal preocupação, podendo aparecer precocemente no rosto e nas mãos.  A pele fina apresenta-se frequentemente seca e descamativa. 

Seca, resistente, pigmentada e firme
Neste biótipo, a pele raramente apresenta problemas como oleosidade e erupções cutâneas. Com a idade, tem a tendência a secar, sendo frequentes sardas ou manchas devidas ao sol. 

Seca, resistente, não pigmentada e enrugada
Na juventude, a pele tem poucas irritações, acne e erupções, mas na meia-idade torna-se delicada, frágil e com sardas ou algumas descolorações. É frequente apresentar rugas precoces, problemas relativos ao bronzeamento e aumento da secura com a idade. 

Seca, resistente, não pigmentada e firme
É o biótico com o tipo de pele mais desejado. Na adolescência, quase não apresenta sinais de acne, oleosidade ou sardas. Ao envelhecer a pele continua com a aparência muito boa, mas com tendência a secar. 

Conseguiu identificar o seu biótipo de pele? Agende uma visita numa das nossas lojas onde os nossos técnicos farão um diagnóstico profissional gratuito à sua pele e indicarão os tratamentos e produtos mais aconselhados. Esperamos por si.
Post anterior

Operação depilação a laser

Próximo post

Quer ser um profissional de cabeleireiro de sucesso?

Os mais vistos

Topo