Gonçalo Peixoto Instagram @lisboafashionweek Fotografia @louiethain
Já passou uma semana desde a última ModaLisboa, este ano sob o tema Oasis, e ainda estamos a assimilar a explosão de genialidade que urgiu na Lisboa Social Mitra – polo de inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – o local eleito para esta 59ª edição.
O programa, como sempre, completíssimo. Para além do frenesim de desfiles à volta da passarela, insiders da indústria e seus amantes foram convidados a envolverem-se ao longo de quatro dias em "Fast Talks”, exposições, performances e ainda uma pop-up store.
Os nossos designers apresentaram as suas propostas para a próxima primavera-verão 2023, num total de 31 coleções. Uma vez mais, tudo aconteceu num espaço e tempo preparados para uma celebração absoluta da criatividade e talento de criadores como Luís Buchinho, Carlos Gil, Carolina Machado, Arndes ou Gonçalo Peixoto.
A complementar as criações na passarela, estiveram os looks de beleza, conseguidos com a visão dos designers e concretização das equipas de makeup artists e haistaylists, igualmente a marcar tendências.
Em matéria de cabelo, sendo a L’Oréal Profissionnel e os produtos Tecni Art novamente protagonistas de backstage de muitos desfiles, prevaleceu a irreverência do punk rock, com cristas pontiagudas cheias de personalidade, mas também do romantismo através de sedosos ondulados e frisados. Ainda assim, os cortes mais curtos dominaram, tal como o efeito molhado puxado atrás ou mesmo colado ao couro cabeludo. Tranças também foram tendência bem como o penteado afro solto, repleto de volume.
A maquilhagem acompanhou com algum jogo de sombras néon, mas sobretudo dando enfâse ao no makeup no makeup look, com pele cuidada e lábios hidratados. Alguns designers atreveram-se mais além como Kolovrat e João Magalhães, em verdadeiras experimentações artísticas.
Depois, acessórios como chapéus, chokers, lenços e óculos de sol compuseram o resultado final, mas atrevemo-nos a dizer que, desta vez, os protagonistas foram mesmo os penteados.