Na sua 81ª edição, o Festival de Cinema de Veneza, enquanto um dos eventos mais prestigiados e antigos na homenagem à sétima arte, prometeu (e cumpriu!) com o seu compromisso: ser uma celebração grandiosa do cinema internacional. Arrancou com a apresentação do filme Beetlejuice Beetlejuice de Tim Burton, com Jenna Ortega, Winona Ryder e Monica Belluci e durante duas semanas reuniu centenas de cineastas, atores e cinéfilos – os melhores. Um marco para o fim do verão europeu das celebridades e início das suas tournées promocionais.
O evento evocou um glamour e sofisticação de outrora e reiterou o charme atemporal de Hollywood, numa passadeira vermelha difícil de igualar nos dias de hoje. Mas também nos deixou pistas sobre o outono que se aproxima e suas tendências de beleza.
Destacaram-se os cabelos soltos em ondas longas, como nos mostraram Nicole Kidman, Sienna Miller e Amal Clooney (num clássico Sophia Loren, bastante elogiado e com ajuda L'Óreal Paris), mas também os cortes médios, sobretudo delineadas ao lado, veja Emily Ratajkowski, Eva Green ou Rachel Weisz. Depois, os bobs descontraídos com Isabelle Huppert, presidente do júri, na definição perfeita de beleza francesa. As franjas curtinhas ou a emoldurar o rosto também foram um statement e ninguém melhor do que Jenna Ortega para demonstra-lo. Mais arrojados, surgiram ainda pixie cuts e os buns, mais discretos ou dramáticos. Na maquilhagem, não houve dúvida, sobressaiu o icónico batom vermelho, em lábios contornados. Angelina Jolie destacou-se, mas mais lhe seguiram.
O evento cinematográfico, entretanto, terminou, dando lugar ao Festival Internacional de Toronto, mas a inspiração old-school permanece. Se vai ter uma ocasião especial para breve – pode sempre criar uma – como um cocktail reservado em casa, um date de primeira instância, a apresentação de um livro, quiçá mesmo o Festival Tribeca com a sua primeira edição em Lisboa, de 17 a 19 de outubro, então reúne neste artigo as pistas mais relevantes. Para aliados práticos, sugerimos os produtos da nossa shop online, em vasto leque e para vários objetivos (explore o marcador styling) e para um toque profissionalizante, a qualidade do serviço Lp em loja, claro.