Assim que acordamos e abrimos os olhos revemos as inúmeras coisas que temos planeadas para o dia. Faculdade, estudar, supermercado, preparar uma apresentação, trabalhar, fazer as tarefas domésticas, pagar contas, ir buscar os filhos ao colégio… Em cada idade existem tarefas às quais não podemos fugir, mesmo quando as deixamos para o dia seguinte, estas continuam a existir.
No meio de agendas tão difíceis de gerir, onde se encontram os nossos momentos? Aqueles que nos fazem sorrir? Todos conhecemos aquela sensação de liberdade quando vamos de férias. Porque não temos essa tranquilidade e felicidade o ano inteiro?
Laurie Santos, professora de psicologia e directora da residência universitária, da faculdade YALE, decidiu implementar o curso "The Science of Well-Being” depois de chegar à conclusão que mais de metade dos estudantes daquela instituição tinha apoio psicológico ou sentia-se infeliz. O curso teve mais de 1182 inscrições, sendo que a média de inscrições é de 600.
Se pensarmos que as gerações futuras já se sentem infelizes, numa idade tão jovem, o que podemos esperar da nossa sociedade?
5 estratégias para se sentir mais feliz
A psicóloga Laurie Santos deixa algumas estratégias para pôr em prática e sentir-se melhor e mais feliz.
1. Seja grata pelo que tem. Crie uma lista mental ou escreva todas as razões pelo qual deve estar grato, ainda que possam parecer insignificantes, acredite que, no final, quando revir a lista irá ficar com um sorriso.
2. Durma, pelo menos, 8 horas por dia. Reduz os níveis de stress, ansiedade e muda a sua atitude perante a vida.
3. Medite. Do seu dia agitado, tire 10 minutos para si. Pondere os seus problemas e dificuldades, mas recorde também as coisas boas que tenha feito.
4. Mais tempo com a família e amigos. Partilhar momentos com pessoas com quem tem afinidade irá ajudá-la a sentir-se melhor.
5. Faça um detox das redes sociais. O mundo digital prejudica as relações sociais e a forma como as encaramos. O uso excessivo das redes sociais leva a que muitas pessoas possam perder a percepção da realidade e a acreditarem que a vida dos outros é melhor que a sua, levando a sentimentos de frustração.
Pronta para seguir estas dicas? Seja Feliz!