Na verdade, há que opte por nem pentear, preferindo fazer do seu estilo diário um misto de desalinhado com wild look. Pode até achar que vale a pena manter o "despenteado” mas, lamentamos informar, a longo prazo, a tesourada vai ser muito maior!
Da nossa parte, temos algumas dicas para evitar a degradação das pontas assim como para lidar com um problema que já está instalado.
Identificar qual destes factores é o que mais se relaciona com o seu caso é meio caminho andado para prevenir que o cabelo quebre ou as pontas espiguem facilmente!
#Bom shampoo + condicionador + máscara + sérum = protecção e prevenção
Geralmente, as pontas espigadas começam quando o seu cabelo não é protegido e hidratado de forma apropriada. Para além dos protectores térmicos existem outros cuidados a ter em conta e que NUNCA devem ser postos em causa.
Recomendamos que, por exemplo, use uma boa máscara hidratante pelo menos uma vez por semana. Pergunte sempre no salão a um profissional especializado e que conheça a natureza do seu cabelo, qual é o produto mais adequado às suas necessidades capilares.
Se o seu cabelo já está demasiado estragado, pode proteger o fim dos fios usando um produto selante, ou seja, que "una” as pontas espigadas. Outro ponto importante a ter sempre em conta, é o uso de um condicionador apropriado às suas necessidades capilares. Lembre-se da seguinte regra: o shampoo deve obedecer às necessidades do couro cabeludo e o condicionador e máscara ao comprimento. Por exemplo, a raiz de um cabelo não é seca. Quanto muito pode estar desidratada causando algum prurido. Nesse caso, precisa de um shampoo especial protector e calmante e não de um específico para cabelos secos que, nestes casos, vai tornar o couro cabeludo oleoso. Deste modo, o conselho é sempre jogar pelo seguro: shampoo neutro para o couro cabeludo e, para o comprimento, um condicionador e uma máscara específica para as necessidades dos fios.
#Atenção às escovas!
Quando pentear o seu cabelo, faça-o de forma delicada e não arme um plano de ataque ofensivo aos fios - mesmo que acorde com um ninho de nós na nuca! Há que ser cuidadoso na hora de desembaraçar os fios e pentear da raiz às pontas de forma contínua… é muito má ideia. Sugestão: se o seu cabelo está embaraçado, pegue numa madeixa de cada vez e comece por pentear apenas as pontas (delicadamente). À medida que for desembaraçando os fios, vá subindo a escova no sentido da raiz aumentando progressivamente o cabelo penteado de cada vez. Por fim, estará a pentear a totalidade do comprimento dos fios.
Outro factor-chave essencial é a forma como trata o seu cabelo enquanto ele ainda está molhado. Um cabelo bem tratado e sem condicionantes é aquele que permite ser esticado e, na sua forma "em bruto” volta ao seu estado natural. Quando acabar de lavar os fios, deve deixar o cabelo enrolado numa toalha até que a água em excesso saía. Não deve, em momento algum, esfregar os fios ou o couro cabeludo.