Fechar menu

Conselhos & Dicas | 31 Julho 2017

Escaldões imprevistos?

como tratar um escaldão

Claro que não queria apanhar um escaldão! Até usou creme e tudo! (Mesmo que tenha sido apenas uma vez, antes de sair de casa e… no ano passado!)

Por muito que se apele à proteção solar, existe sempre quem fuja às regras e se ache incapaz de ser queimado pelo sol

Como assim, esteve debaixo do guarda-sol e agora tem um escaldão nos pés? O creme também se coloca nessa parte do corpo! Almoçou numa esplanada e agora parece que está sempre de t-shirt vestida? Acontece a todos mas existem coisas simples que não lhe devem sair da cabeça: a regra, para peles claras e muito claras é usar sempre proteção mínima de 50 no rosto e 30 para o corpo, se não o está a fazer, devia. Quanto mais clara a pele, menos melanina tem, logo, é mais provável que se queime, ao invés de se bronzear. E esta regra não vale apenas para os adultos. Crianças loirinhas e com pele de anjo: mantenham-nas longe da exposição solar durante a hora de maior calor e usem cremes de proteção máxima

pele infantil

Mas agora que essa vermelhidão e ardor estão a dar cabo de si, o importante é saber tratar da pele.

#1 - Água fria

Banho frio

Para dentro do corpo e por fora! Um banho de água fria vai fazer maravilhas. Arrefece-lhe a pele e ajuda a aliviar a sensação de pele que vai estourar a qualquer momento. Prefira os banhos de imersão ou com o chuveiro em baixa pressão e nada de esfregar a pele. Deixe apenas a água banhar o seu corpo. Enquanto isso, beba água, muita água! A hidratação tem de ser o seu principal foco nestes casos.


#2 - After Sun, por favor!

after sun

Se está a achar que este ponto é óbvio, então devia pensar que se eles foram feitos foi por uma razão muito específica: contêm anti-inflamatórios e ingredientes chave que vão ajudar a reparar a sua pele, selando-a em hidratação profunda. Aposte em produtos com componentes à base de aloé vera e pepino, manteiga de karité, agua de rosas, calamina e lanolina. Todos estes ingredientes são de base natural e são excelentes calmantes para a sua pele.


#3 - Ácido isobutilpropanoicofenólico

ibuprofeno

Ou ibuprofeno, para os amigos. Por reduzir a inflamação é o ideal para aliviar a dor e deverá ser tomado por 48h, em caso de insolação. Nada de aspirinas, apenas ibuprofeno! Mas cuidado, não é o comprimido que lhe vai curar o escaldão.


#4 - O que é natural é bom

Vitamina E

A vitamina E será, sem dúvida, a grande aliada para a recuperação. Deve apostar numa alimentação rica neste componente. Entretanto, e numa altura em que a a queimadura solar e a sensibilidade está (realmente) à flor da pele, o importante é que se mantenha longe de cremes que possam agravar ainda mais o seu estado, causando ainda mais calor e irritação na pele. Entre os produtos a deixar de parte, destacamos os que contêm petróleo, benzocaína ou lidocaína.


#5 - Acalme a sua rotina de beleza diária

rotina de beleza

Com a pele irritada não convém usar produtos que a possam irritar ainda mais. Lave apenas a cara com água fria corrente e deixe de lado os esfoliantes e tónicos adstringentes, assim como todos os produtos que tenham como tarefa tratar do acne ou de outro problema de pele. Basicamente, fique uns dias sem cuidados de beleza que não passem por usar cremes que acalmem a queimadura solar. Mais vale não agravar o que já é grave só por si!


#6 - Tape o que pode tapar!

roupa larga

Se o escaldão já tratou de lhe roubar uns dias de praia, não ouse fazer frente ao sol. É uma luta que vai perder. Por isso, quando sair de casa, nem que seja para ir ao café, use protetor solar. Exponha o mínimo de pele possível e use roupas largas mas de fibras apertadas, para minimizar a entrada dos raios solares. Sim, com o sol não se brinca.


QUANTO TEMPO VAI TER DE ESPERAR? 


Bom… dependerá muito da gravidade da insolação. O escaldão mais comum, vermelhão e com desconforto na pele, deverá melhorar passadas 48h. Caso tenha criado bolhas ou a pele começar a cair, demorará mais uma semana. Contudo, não pense que passado esse tempo já está a postos para voltar ao areal. Não… Lembre-se disto: as células da pele, normalmente, demoram cerca de 21 dias a renovarem-se. Isto se estiver tudo em bom estado, caso contrário… não será tão fácil e convém que comece a pensar em alternativas para passar os seus dias de férias.


Depois destas dicas SOS, não podemos deixar de lhe relembrar que é MESMO necessário, usar sempre um bom creme protetor e repetir a passagem do produto várias vezes ao dia. E por favor, não tenha vergonha de pedir para lhe colocarem protetor nas costas. É melhor do que um escaldão ou um bronzeado às riscas, proveniente de uma tentativa sua de chegar a todos os lados das costas. A menos que seja contorcionista, duvidamos que o consiga.


Vai ter mais cuidado da próxima vez?

Post anterior

11 argumentos que a vão convencer a aderir à tendência de #Colorfulhair

Próximo post

Halloween: inspire-se nestas celebridades

Os mais vistos

Topo