Lúcia Piloto iniciou-se na área de cabeleireiro muito cedo. Aos 19 anos aprendia as bases que lhe viriam a ser fundamentais para chegar onde chegou na sua carreira. Sempre com muita garra e perseverança, batalhou muito, nunca perdeu a humildade e investiu sempre na sua formação.
Aqui ficam as 7 dicas de sucesso que Lúcia Piloto considera serem importantes para se vingar na profissão de cabeleireiro:
Aqui ficam as 7 dicas de sucesso que Lúcia Piloto considera serem importantes para se vingar na profissão de cabeleireiro:
- Apostar na formação. É um cliché, mas é verdade. Ninguém nasce ensinado e mesmo os dons têm que ser trabalhados. Escolha uma escola de formação de cabeleireiro, certificada, com conteúdo programático atual, com componente prática e que tenha contacto com o mercado de trabalho. Esta será a sua melhor base e é nesta altura que tem que fazer um investimento, acredite que o investimento pessoal e a sua valorização é o melhor que fará na sua vida.
- Valorize a profissão. Acredite nas suas competências e tenha presente que os seus gestos e o seu talento irão mudar a vida dos seus clientes. Seja um simples corte de cabelo de manutenção ou uma mudança de visual, os seus clientes confiam em si e depositam nas suas mãos algo que lhes é valioso: a sua auto-estima, a sua imagem pessoal. Honre essa relação.
- Não ouça as pessoas que lhe dizem que não consegue. Tal como em tudo, existem dias bons em que tudo corre bem e dias maus em que não conseguimos ter os resultados que queríamos. Aceite esses dias, serão bons para a sua aprendizagem. Ao longo da profissão vai deparar-se com pessoas tóxicas que provavelmente lhe dirão que não vai chegar à meta que deseja. Aprenda a desligar-se e a escutar a sua voz interior.
- Seja humilde. Valorize o que pessoas têm para lhe dizer, pequenos conselhos, dicas de quem já está na área, depois de filtradas, por vezes são muito úteis e são uma excelente oportunidade para aprender. Em nenhum momento da minha carreira senti que sabia mais que os outros ou que já não tinha mais nada para aprender. Diariamente aprendo coisas novas com as pessoas que me rodeiam e com quem trabalho, inspiro-me com uma revista, um livro, um filme, uma exposição ou uma conversa de amigas. Veja para além do óbvio, é nesses pequenos pormenores que reside a diferença.
- Controle as suas emoções. O atendimento ao público por vezes é uma relação complicada de se gerir. É ótimo que crie relações fortes com os seus clientes e que por vezes até tenham uma base de amizade, mas nunca se esqueça que no final eles são os seus clientes e o seu objetivo final deve ser a sua satisfação.
- Invista na formação. Em toda a minha carreira investi na minha formação. É incrível a quantidade de técnicas, de tendências, de estilos e conceitos que surgem. Os clientes estão cada vez mais informados e exigem cada vez mais. Se chega ao salão um cliente que viu a celebridade "x” com um corte de cabelo "y” e quer ficar igual, nós temos que saber do que o cliente está a falar, qual a técnica subjacente ao visual e o mais importante se esse look resulta na pessoa em causa. A formação dá-nos ferramentas que nos permitem destacar no mercado de cabeleireiro e oferecer um serviço diferenciado e com qualidade aos nossos clientes. Faz toda a diferença.
- Nunca deixe de sonhar. Acredite sempre em si e que tudo é possível. Comece hoje a estudar para ser o cabeleireiro de amanhã, acredite na sua evolução profissional e no futuro quem sabe abra o seu próprio espaço se esse for o seu sonho, ou vá para o estrangeiro, ou penteie celebridades, ou entre no mundo da moda e dos desfiles ou faça a diferença e ajude quem não tem possibilidades a ter um visual cuidado e moderno. Nunca perca a capacidade de sonhar, pois é o sonho que nos move todos os dias para irmos trabalhar.